Uma vez que todas as suas receitas e despesas foram listadas, é o momento de identificar o que realmente é prioritário e o que você pode diminuir ou eliminar.
Quando falamos de despesas prioritárias, nos referimos àquelas que são essenciais para viver. Quando falamos em despesas que podem ser repensadas, são aquelas que te trazem alguma satisfação pessoal e, às vezes, você pode estar gastando além do que é saudável para a sua vida financeira e gerando uma falha no controle do seu orçamento.
Alguns exemplos de despesas prioritárias são: habitação, saúde, educação e transporte. Como exemplos de despesas que você pode analisar e repensar o quanto está destinando para elas são os gastos com assinatura de TV e streaming (que você consome muito pouco mas todo mês vem na fatura do cartão de crédito) e gastos com fast food (que você pode diminuir a quantidade que consome por mês).
Um outro ponto que é fundamental na hora de fazer o levantamento e analisar as suas receitas e despesas é entender quais delas possuem um valor fixo todos os meses e quais são as que podem variar de um mês para o outro, dessa forma você conseguirá evitar surpresas quando for organizar e criar o seu orçamento mensal.
Veja abaixo como classificar as receitas e despesas para melhor entendê-las e alocá-las de forma correta: