Afinal, o que é a reserva de emergência e porque ela deve ser uma meta financeira prioritária?
A reserva de emergência nada mais é do que um dinheiro disponível para ser usado em casos de emergência.
Assim, liquidação de roupas, sapatos, equipamento fitness, viagens de férias, cinema, barzinho não são itens de emergência, logo, sua reserva de emergência não deve ser destinada a pagar os itens mencionados, ou qualquer outra situação que você possa imaginar que não seja arcar com um custo inesperado para manter o essencial na sua vida.
Então quando usar o dinheiro da reserva de emergência?
A situação mais comum é o desemprego. Contudo, quando se perde a fonte de renda principal ou a redução no valor recebido, até que você seja capaz de retomar a atividade e gerar renda mensal suficiente para você se manter, o valor que te manterá será a reserva de emergência.
Não é novidade que a economia do Brasil nos últimos anos tenha passado por oscilações, principalmente com a situação da pandemia, com a redução de empregos formais e com a redução da renda. Quem passou ou passa por esses momentos, mas tinha formado uma reserva de emergência, lidou ou está lidando de uma forma menos conturbada.
Importante destacar que apesar do desemprego ou falta de renda ser a principal causa para utilização da Reserva de Emergência, outras hipóteses podem ocorrer, como: