Método de Avaliação Relativa ou de Múltiplos
Outra forma de avaliar o valor da empresa consiste no Método dos Múltiplos. Seu objetivo é alinhar o valor da empresa através de uma análise comparativa de valores de outras empresas semelhantes.
Assim, os múltiplos são valores padronizados de ativos, de maneira que se possam comparar empresas do mesmo setor ou porte, tornando-se, assim, referências para que não haja sobre ou subvalorização em relação ao mercado. Geralmente, as empresas são agrupadas em termos de risco, crescimento, potencial de geração de resultados, entre outros. O pressuposto do modelo é de que o valor de um ativo deve ser próximo a outros semelhantes no mercado. Por isso, é fundamental uma correta definição dos pares analisados, para que não haja distorção na avaliação.
A fórmula para cálculo de qualquer múltiplo é dada por uma divisão entre dois fatores, sendo o valor de mercado o numerador e a variável que torna as empresas passíveis de comparação, o denominador. Os principais múltiplos do mercado são:
- Valor da empresa / EBITDA
- Valor da empresa / Lucro Líquido
- Valor da empresa / Faturamento
Onde:
Valor da empresa: Valor de mercado da companhia, considerando sua dívida de curto e longo prazos, subtraindo, então, o valor das disponibilidades do ativo circulante.
EBITDA (Earning before interest, taxes, depreciation and amortization): Mede o lucro da empresa antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Dessa forma, indica a capacidade de geração de caixa operacional da empresa.
Faturamento: Soma de todas as vendas, tanto de produtos, como de serviços, que a empresa realiza em um determinado período. Usualmente, são considerados 12 meses.
Lucro Líquido: Rendimento real da empresa, calculado pela diferença entre a receita total e o custo total.
Os múltiplos geralmente são classificados por categorias, as quais se destacam:
- Múltiplo de lucro: Mostra quanto tempo é necessário para recuperar o capital usado na compra da ação através do recebimento de lucros gerados. É muito comum encontrar análises que apresentam múltiplos de Preço/Lucro (P/L).
- Múltiplo de valor patrimonial: Baseia-se no valor de mercado dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa. Nesse caso, busca-se evidenciar quanto tenho de valor de mercado para cada 1 real de patrimônio líquido. Espera-se que o índice seja maior que 1 para que a empresa tenha valor superior à soma dos seus ativos.
- Múltiplo de receita: Este múltiplo é especialmente interessante para comparar empresas que atuam em mercados diferentes, onde existem regras contábeis diferentes. Pois, como a receita é a primeira linha do resultado, ela é menos influenciada pelas regras contábeis.
- Múltiplos setoriais: Enquanto múltiplos de lucro, de valor patrimonial e de receita podem ser calculados e comparados entre empresas de setores diferentes, os múltiplos setoriais restringem a comparação a empresas do mesmo setor, devido ao grau de especificidade.
O método dos múltiplos é amplamente utilizado por ser simples e fácil. Porém, possui algumas limitações, o que exige alguns cuidados para contornar suas deficiências.
Os valores devem ser padronizados e as comparações devem ser feitas com empresas semelhantes. Por mais que não existam empresas idênticas, é preciso encontrar empresas com as características mais similares possíveis, evitando divergências substanciais.
Além disso, índices estão sujeitos a vieses de interpretação, sendo essencial verificar se as métricas refletem o que se quer mensurar e se as amostras têm tamanho suficiente para analisar.
Cabe ressaltar que os múltiplos são calculados com base em informações contábeis, estando sujeitas às diferentes formas de contabilização, exigindo ajustes para a comparação. Sendo assim, é importante que os valores sigam o mesmo padrão. Ademais, por utilizarem informações passadas, os índices dificilmente consideram a perspectiva futura.