TR (Taxa Referencial)
A TR é utilizada como taxa de referência em alguns financiamentos ou investimentos. A TR é utilizada também na remuneração dos títulos da dívida agrária (TDA), dos recursos das cadernetas de poupança e do FGTS. Compete ao BACEN calcular e divulgar a TR. Se você investe na poupança, já deve ter escutado falar da TR.
Taxa IPCA
É uma taxa que aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários-mínimos. O governo federal usa o IPCA como o índice oficial de inflação do Brasil. Portanto, ele serve de referência para as metas de inflação e para as alterações na taxa de juros.
IGP-M
Índice geral de preços do mercado calculado pela FGV. Divulgado mensalmente. IGP-M/FGV é composto pelos índices, sendo mais afetado pelo IPA:
- 60% do Índice de Preços por Atacado (IPA);
- 30% Índice de Preços ao Consumidor (IPC);
- 10% Índice Nacional de Custo de Construção (INCC).
O que difere o IGP-M/FGV e o IGP-DI/FGV é que as variações de preços consideradas pelo IGP-M/FGV referem ao período do dia vinte e um do mês anterior ao dia vinte do mês de referência e o IGP-DI/FGV refere-se a período do dia um ao dia trinta do mês em referência.
Esse índice é também conhecido como índice do aluguel, pois a maioria dos contratos imobiliários utiliza o IGP-M para reajuste