A Visão Prev permite que haja a migração entre perfis dentro de janelas específicas do ano. Assim, caso seu momento de vida ou sua perspectiva de mercado mude, você poderá alterar o seu perfil de investimento. Atualmente há 3 janelas para fazer essa alteração: (1) junho, (2) dezembro, (3) um mês por ano a sua escolha.
Porém, é importante destacar que a mudança de perfil nunca deve ser tomada por impulso. Excessos de alteração podem acabar prejudicando a sua rentabilidade.
Para entender, leia a reportagem “PERFIL DE INVESTIMENTOS: É BOM EVITAR O EXCESSO DE ALTERAÇÕES”.
Para dicas de como tomar essa decisão, veja a reportagem “TROCA DE PERFIL EXIGE AINDA MAIS ATENÇÃO”.
Confira na reportagem “QUAL DOS 5 PERFIS É MELHOR PARA VOCÊ?” algumas sugestões para tomar uma decisão consciente:
- Ao planejar seu portfólio (ou seja, seus investimentos como um todo e não apenas na Visão Prev), reflita sobre o risco necessário para que cada item apresente o retorno esperado dentro de seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
- Avalie também a capacidade de risco que sua situação financeira atual e prevista permitem.
- Entenda os 5 perfis oferecidos pela Visão Prev: suas características, tipos de papéis, diferenciais e riscos.
- Informe-se sobre o cenário macroeconômico, lembrando de olhar “para frente”, pois rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras.
- Analise o seu “momento de vida”.
- Compreenda seu perfil de investidor, estando atento ao “teste do sono” – ou seja, perceber quanto você se sente confortável e dorme bem frente ao desempenho do seu perfil atual (e dos demais componentes de seu portfólio).
Caso você queira mais informações sobre os perfis, você pode acessar o vídeo do economista e professor Marcos Silvestre, que fala sobre os perfis de investimentos e como é a alocação de cada um dos perfis.